BEM VINDOS !!!

ENTRE NESTE MUNDO DA LEITURA!!











quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RIO DOS NOVE - 2º CAPÍTULO



Aquele homem com quem meu pai estar falando é mal!O Menino do Rio mim disse que ele é ruim,pois quer tirar tudo o que é do meu pai!Muito ocupada,aquela mãe não deu muita atenção e deu uma grande bronca na menina e pediu para que não dissesse mais aquilo .Logo mais a noite,após o jantar e depois que colocou a sua filha para dormir, Juçara novamente foi conversar com seu marido a respeito do que a Aninha tinha dito naquela manhã na fazenda,mas como sempre, Sebastião não deu credito e exclamou dizendo que era apenas fantasias de uma criança e explicou que o Capataz Gusmão era um grande funcionário,pois ele havia feito um bom negocio a respeito da venda de algumas terras e que na manhã seguinte iria trazer os papeis para ele assinar,ao ouvir isto Juçara ficou um pouco apreensiva e os dois foram dormir,mas antes de chegarem ao quarto, eles ouviram choros da pequena Aninha,rapidamente foram ver o que tinha acontecido,chegando lá a menina estava muito assustada e explicou o que tinha visto;
O meu amiguinho do rio veio aqui de novo e disse que o papai não deve assinar papel nenhum, pois o homem mal quer roubar tudo o que é seu!Ao presenciar aquilo, Sebastião ficou impressionado com o que sua filha tinha dito e em silêncio foi para o seu quarto, enquanto isso Juçara acalmava a pequenina. No dia seguinte o capataz Gusmão já estava logo cedo com os papeis na mão para que seu patrão assinasse, mas foi surpreendido;
Neste momento eu não vou assinar nenhum papel sem antes passar nas mãos do meu advogado!Quero que ele analise com atenção o que este contrato tem a mim oferecer,antes disso não vou fechar nenhum negócio.Muito surpreso,o capataz logo explicou que se tratava de um contrato seguro,mas Sebastião não assinou nada.Algumas semanas depois e a pequena Aninha novamente foi até as margens do Rio dos nove e como sempre não estava sozinha;
Que bom estar aqui de novo! Tudo bem com você Menino do Rio?
— Ola Aninha!Eu estou bem!Vim aqui por que sou seu amigo!
— Sei sim que você é meu amiguinho! Graças a sua ajuda o meu papai não assinou nenhum papel e demitiu e prendeu o Gusmão, o homem ruim da fazenda,foi descoberto que ele roubava dinheiro do meu pai e que queria tirar muito mais!Minha mãe agora estar acreditando que eu te vejo e que você é meu amigo,mas ela pergunta o por que aparece somente para mim e aqui neste rio.

Que bom que a sua mãe também está acreditando na nossa amizade e que seu papai enxergou a verdade! Mas hoje será nosso último dia que vamos nos encontrar, pois preciso ir! Mas antes tenho um presente para você! Naquele momento o pequeno menino do Rio entregou a Aninha um frasco com muita areia dentro e explicou o que se tratava;
Isto são as áreas dos lençóis maranhenses, foi eu mesmo que pequei de um lugar lindo ,assim como todo o nosso estado!Este rio nasce aqui,nesta cidade tão acolhedora e tão bela,envolvida pelos rios,um encanto de cidade que pertence a Maranhão, de terra boa, do São Luiz,do São José do Ribamar,do bumba meu boi,da macaxeira,do açaí,das belas praias do lado do oceano atlântico e da alegria do povo!Este rio tinha que nascer aqui mesmo, para assim descer de água abaixo,pois ele tem muito o que mostrar.Bastante feliz com o presente, a pequena Aninha agradeceu mas ao se distrair notou que o seu amiguinho do Rio havia ido embora,ao chegar em casa a sua mãe notou que a filha estava com um objeto na mão e com uma fisionomia de triste e logo perguntou o que havia acontecido,então Aninha com uma voz tristonha explicou;
Olha mamãe o que eu ganhei do meu amigo Menino do Rio!É areia dos lençóis maranhenses, ele mesmo pegou e mim deu de presente,mas estou triste,pois ele foi embora e nunca mais voltará!Ao ouvir aquilo,mais uma vez Juçara ficou confusa,deu um grande abraço na filha e tentou acalmá-la explicando que um dia o seu amiguinho do Rio poderia voltar,então Aninha se conformou e foi para o jardim brincar,rapidamente Juçara pegou o frasco com a areia que a sua filha havia ganhado e notou que tinha alguma coisa dentro que brilhava bastante e decidiu abrir e ao pegar viu que se tratava de um pedaço de metal de cor dourada,uma espécie de brasão antigo,na frente estava gravado o numeral 1,já no verso havia uma figura de um menino aparentemente com trajes de príncipe e abaixo deste tinha uma seguinte frase;
“Seja mais presente na vida do seu filho,é preciso dar mais atenção a suas crianças,pois o tempo não para e em piscar de olhos, você se arrependerá de não ter aproveitado esta fase tão sincera e serena dos seus filhos.” Ao ler aquilo,juçara se arrepio e sentiu que aquela mensagem era para ela e principalmente para o seu marido Sebastião e depois daquele dia em diante o casal dedicavam mais tempo para a filha Aninha que estava contente em ver sua família mais unida.
Nossa vovó que interessante!Quer dizer que o Menino do Rio na verdade queria passar uma mensagem para os pais da Aninha?
— Exatamente Juca!Diz à lenda que aquele menino era um pequeno príncipe que morava próximo do rio e morreu de solidão,pois seus pais não deram atenção necessária e por essa razão sempre aparecia para as crianças que estavam na mesma situação e assim tentava salva-las.
— Que legal!Ainda bem que eu não tenho esse problema, pois meus pais mim enchem de atenção!

É verdade Juca!Os seus pais te amam muito, assim como eu e toda a família!Mas estar na hora de dormimos!Boa noite querido e amanhã eu continuo a história.
— Está certa vovó!Vou dormir pensando no próximo capítulo.

Um comentário: